quinta-feira, 19 de junho de 2008

Breve passeio nos cinqüenta
Rio de Janeiro, década de 90

Não sei por que?
Deve ter sido o Mauro Rasi
e suas tias que me fizeram passear pelos anos
cinqüenta de minha infância.

O Cadilac rabo de peixe,
na São Paulo, parindo o ABC,
em plenos anos JK!!

Os sobrados no Brooklin Novo,
de ruas de saibro, ainda. O rebanho no pasto,
às margens do Pinheiros, já morrendo...

As saias de bolas, cabelos pintados, unhas longas,
lenços na cabeça e óculos, à la Sofia Loren,
de minha mãe e suas contemporâneas...

A balsa do Guarujá. Meu tampão no olho,
milagre oftálmico do momento,
para não tatear no futuro...

Imagens dispersas, difusas!!! Lembro-me...

A Copa do Mundo de 58, ouvida pelo rádio.
A feitura de Brasília no planalto central,
A fábrica de automóveis Wolksvagen. Um assombro!...

Lembro-me, sem nada perceber então,
que ali reinava um ar de prosperidade,
de crença no futuro. “Brasil!! País do futuro”

Marta Rocha, Pelé, Bossa Nova,
João Gilberto e Astrude no Carning Hall!
Um sucesso. Um assombro...

A morte de meu pai, de revolução industrial.
Infarto fulminante, nem o Prontocor,
novidade moderna, foi capaz de salvar...

A usina de Furnas sendo construída.
Tio Mano e sua prole, lá, nos sertões das Gerais,
ajudando a construir...

O rádio spika,
maravilha soviética como a cadela Laika,
transmitindo os concursos de Miss!!

A Tv preto e branco. Preto no Branco.
A Hebe, ainda!! O Chico Anísio Show, ainda!
O Alô Doçura! O pica-pau! O teatrinho Trol...

A propaganda dos cobertores Parayba,
também nela, todas as noites as nove,
regulando o comportamento dos infantes:
“ Já é hora de dormir,
não espere a mamãe mandar,
um bom sono pra você e
um alegre despertar”

O Ice Cream, o Sunday, delicias da Kibon,
sabores da modernidade,
O Externato Pequenópolis, de Dona Aurélia.

A hípica e seus puros-sangues.
O carrinho de rolimã. A bicicleta.
O ônibus Cidade Monções...

Lembranças difusas da velha São Paulo, se construindo.
Da cabeça, que contem, já velha, estas imagens
dispersas, se (re)construindo.... sempre!

2 Comentários:

Blogger james emanuel de albuquerque disse...

Como eram altos aqueles puro sangues da hípica!!!

Adorei!

Beijos em todos.

24 de outubro de 2008 às 21:41  
Blogger Edificarte disse...

parabéns pel blogger..

quando der visite o meu

deixe recados..

abraços

20 de janeiro de 2009 às 12:49  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial